3 de fevereiro de 2011

Juventude Desportiva de Meinedo perto do vazio directivo

Presidente queixa-se da falta de apoio da Câmara Municipal de Lousada

Juventude Desportiva de Meinedo perto do vazio directivo
A Juventude Desportiva de Meinedo, clube de Lousada, poderá cair num vazio directivo. O presidente dos últimos três anos, Rui Carvalho, não se recandidata e, embora pressionado, garante que, no máximo, só toma conta do clube até ao final da actual época desportiva. Rui Carvalho justifica esta atitude com a falta de apoios da Câmara Municipal de Lousada e da Junta de Freguesia de Meinedo, entidades que subsidiaram, na época transacta, em “apenas” mil euros a instituição. O vereador do Desporto, Eduardo Vilar, não aceita esta justificação e assegura que a Juventude Desportiva de Meinedo é apoiada exactamente como os restantes clubes do concelho.
Subsídio diminui ano após ano
A Assembleia-Geral para eleger os órgãos directivos decorreu no último domingo, mas terminou sem que fosse apresentada qualquer lista. Rui Carvalho, o presidente dos últimos três anos, não se recandidatou e garante que esta é uma decisão final. “Assumi o compromisso de ficar até à próxima Assembleia-Geral e no máximo tomarei conta do clube até ao final da época, pois tenho compromissos que quero cumprir. Mas não mais do que isso”, afirma.
Afastando, de imediato, qualquer leitura política desta decisão, o ainda presidente da colectividade queixa-se da falta de apoios, sobretudo, da Câmara Municipal de Lousada. “Há várias situações que me causaram alguma decepção ao longo dos últimos três anos. Temos um orçamento anual de 20 mil euros mas, no último ano, recebemos 800 euros da Câmara e 200 da Junta de Freguesia”, realça.
Rui Carvalho destaca também o facto de os apoios terem diminuindo nos últimos três anos. “No primeiro ano recebemos 1500 euros da Câmara, no segundo mil e agora 800”, sustenta, para logo frisar, durante o mesmo período, o crescimento do clube. “Começámos com uma equipa sénior de futsal na 3ª Divisão. Agora, temos essa equipa e mais 147 atletas a praticar futsal, futebol 11 e futebol feminino. Todos na formação. E contrariamente ao que o vereador diz, o subsídio não tem sido atribuído em função do número de atletas”, declara.
Rui Carvalho lembra, igualmente, uma reunião mantida com Eduardo Vilar há um ano, durante a qual, diz, “foram feitas mil e uma promessas”. “Mas nada foi cumprido, nomeadamente o apoio prometido para o arranjo do telhado da sede e para a compra de uma segunda carrinha”, acrescenta.
A “Câmara não pode ser a Misericórdia”
Contactado pelo VERDADEIRO OLHAR, o vereador do Desporto refuta as acusações e assegura que a Juventude Desportiva de Meinedo é apoiada na exacta medida dos restantes clubes. “O valor do subsídio é calculado segundo uma fórmula que tem em conta o número de equipas e de atletas em competição”, frisa Eduardo Vilar.
O responsável pelo pelouro revela também que o dinheiro dos subsídios desportivos irá ser pago “nos próximos dias” a todos os clubes.
Já no que respeita às obras de requalificação, Eduardo Vilar mantém a promessa, mas não estipula qualquer data para o seu cumprimento. “Há esse compromisso e queremos cumpri-lo. Está à espera de cabimento financeiro”, alega.
Mas, o vereador vai avisando que a “Câmara não pode ser a Misericórdia”, até porque as “receitas são cada vez menores” e “o bolo para distribuir cada vez mais pequeno”.
Noticia de: http://www.verdadeiroolhar.pt/index.php

Sem comentários: